Cafezinho do dia a dia
Como usar a cafeína de maneira estratégica
A cafeína pode ser útil na hora de esquecer o cansaço e aumentar a produtividade. Saiba como moderar nas doses e não ser prejudicado
A cafeína é uma substância forte que pode causar dependência e não ter o efeito desejado se usada de maneira constante e sem nenhum tipo de controle. Muitas pessoas estão acostumadas a receber doses constantes de cafeína durante o dia-a-dia, porém é preciso controlar as doses para que o efeito seja o mesmo e a pessoa continue no mesmo ritmo de trabalho.
Veja algumas dicas para usar a cafeína de maneira estratégica:
Aprenda a controlar as doses
Ao contrário do que muitos pensam, a cafeína pode sim causar dependência, mesmo que seja somente um copo de café por dia. Um exemplo clássico desta dependência são os pacientes que acordam de uma cirurgia com uma intensa dor de cabeça. Isto acontece porque muitos estão acostumados a receber pequenas doses diárias de cafeína e, ao ficar de jejum, acabam sendo cobrados pelo corpo. Geralmente um indivíduo demora cerca de sete a doze dias para tornar-se dependente em cafeína e 10 dias para sair completamente do vício.
A cafeína não cria e sim libera sua energia
O efeito da cafeína não é o de estimular as células. A substância atua como a adenosina, fazendo com que seu corpo pare de receber sinais de cansaço sob a presença da substância. No entanto, se você não está dormindo e comendo bem, o efeito da cafeína não será o mesmo. Nestes casos, ela não vai renovar suas energias e tende a aumentar as chances da pessoa acordar cansada no dia seguinte.
Combine descanso e doses de café
Você tem 15 minutos de descanso e uma xícara de café em mãos? Você vai gostar se tiver. Pesquisadores ingleses afirmam que beber uma xícara de café e logo em seguida tirar uma soneca de 15 minutos pode te deixar renovado e é o tempo certo para que a cafeína comece a atuar no organismo.
Beba café descafeinado sempre que possível
Se você lutou para ficar longe da cafeína e as pessoas ao seu redor te convidam para uma xícara de café, opte pelo descafeinado. Assim como existe uma grande variedade de grãos de café tradicionais, as opções de café descafeinado também são amplas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário